17/03/2014

Ser Bookaholic #8 - Opiniões negativas sobre livros


A Tati Feltrin do Tiny Little Things fez um vídeo bem interessante (assista aqui.) falando sobre expressar as opiniões negativas sobre livros na internet. No vídeo a Tati conta um pouco de suas experiências em relação ao assunto e utiliza de vários argumentos para expressar o que acontece quando uma opinião negativa aparece na rede. No final ela deixa algumas perguntas para os blogueiros/vlogueiros responderem em seus blogs/vlogs e como eu acho esse assunto interessante resolvi responder aqui no blog.

Perguntas propostas:

1) Opiniões negativas de outros sobre um determinado livro já te fizeram desistir de comprá-lo e/ou lê-lo?

Eu não sou muito de pesquisar resenhas sobre algum livro que quero ler, geralmente eu analiso muito a capa, a sinopse, algumas informações adicionais e se isso se encaixar com o meu perfil de livro eu acabo comprando. Depois que eu compro e realmente me interesso para ler eu procuro algumas resenhas, mas mesmo se o blogueiro/vlogueiro tiver opiniões negativas eu vou ler o livro e provavelmente gostar, pois eu sou muito firme em minhas escolhas e não costumo comprar algo aleatório apenas por indicações, então é muito certo de eu gostar.

Claro que fico um pouco assustado ou preocupado quando vejo opiniões negativas de um livro que quero ler ou comprei, mas tento pensar que cada um tem sua opinião e já aconteceu de eu gostar de um livro que muitos odiaram (Starters, por exemplo), então eu gosto de ver as opiniões de outros, mas sabendo que um livro funciona de diferentes maneiras para cada um.

2) Mesmo quando você discorda da opinião negativa de alguém, você costuma levar essas opiniões em consideração e repensar determinados aspectos de um livro do qual gosta? Ou, simplesmente descarta a opinião negativa de terceiros?

É inevitável não levar em consideração e repensar alguns aspectos, afinal, quando gostamos demais de algo não vemos defeitos, não é? Então eu realmente concordo com algumas opiniões negativas que vejo por aí, mas no final de tudo isso apenas acrescentará o meu argumento e conceito sobre algo, sem influenciar diretamente no meu gosto.

3) Se você tem um blog ou um canal no Youtube, qual é a sua política pessoal sobre livros que leu e dos quais não gostou? Você deixa de falar sobre esses livros? Ou, fala, mas mede as palavras ao criticá-los negativamente?


Como disse na primeira resposta eu sou MUITO seletivo em relação aos livros que leio, são poucas as vezes que saio da minha zona de conforto, afinal, penso que leitura é prazer e, a não ser que queira procurar algo diferente, sempre leio aquilo que faz meu estilo e que no final sei que vou gostar (não dá pra gastar tempo e dinheiro e depois não gostar, né?). São poucos livros no ano que eu não gosto ou me decepciono e mesmo nesses eu tento procurar algo que compense a leitura e portanto minhas críticas sempre que são negativas eu apresento aquilo que não gostei de um livro para depois colocar algum ponto que eu gostei (as vezes pode acontecer de eu odiá-lo por completo e não ter nada de bom). Mas sempre tento ser legal com o livro e o autor. 


Considerações finais: O importante é sempre ler e tirar suas próprias conclusões, mesmo que alguém teve alguma opinião negativa sobre algum determinado livro, não quer dizer que ele seja ruim para você ou que você deva se sentir ofendido, cada um tem sua opinião e devemos ser felizes com isso, respeitando uns aos outros e acatando os argumentos e debatendo educadamente. Afinal, se não tivermos opiniões contrárias como poderemos falar sobre aquilo que mais amamos? Não importa se a opinião é negativa ou a favor, o que importa é falarmos sobre livros!

Nenhum comentário:

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team