16/10/2013

[Resenha] Cidade dos Ossos - Cassandra Clare





Os Instrumentos Mortais #1
Cidade dos Ossos
Cassandra Clare
Tradução por Rita Sussekind
Editora Galera Record
462 páginas

Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela.

Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 

Por mais que eu não tenha gostado de jeito nenhum desta capa, a minha vontade de ler este livro (e a aproximação do lançamento nos cinemas) me fez lê-lo. Eu já sabia que ia gostar, mas não imaginava que o amaria tanto.

Clary tem uma vida agitada, tudo acontece tão rapidamente que ela nem tem tempo de se apaixonar perdidamente por Jace, pelo menos por enquanto. Sua mãe foi sequestrada e Luke, o melhor amigo da família, parece não estar preocupado com isso, o que faz dela e seus amigos, Simon e Jace, a única solução de resgatar a srta. Fray.

Clary é a típica heroína feminina: ingênua, insegura e meio em dúvida quanto à tudo que acontece em sua volta. Mas não se deixe levar por esses adjetivos, a garota melhora muito com o decorrer da narrativa e se torna uma heroína corajosa e valente.

Jace, o herói, é corajoso, destemido, arrogante e atrevido. Sua personalidade é um tanto engraçada, ele age como se não se importasse com nada nem ninguém, mas podemos ver com o tempo que ele tem muita consideração pela família e amigos e faz de tudo para salvá-los. 

Outros personagens como Alec, Isabelle e Simon também têm atenção especial da autora. Alec é marrento e não concorda com o fato de Clary conhecer o dia-a-dia dos shadowhunters. Isabelle é tão corajosa, tão louca por aventura que chega a ser divertido. Já Simon é o personagem cômico da história, o típico nerd que tenta colocar um pouco de juízo na cabeça dos outros personagens.

A autora sabe muito bem como construir cada personagem e os envolve em uma escrita maravilhosa. Ela vai nos dando todas as informações devagar, para que possamos digerir tudo. São muitos detalhes e todos eles fazem diferença. Cassie utilizou elementos de fantasia já existentes em um mundo totalmente novo e incrível criado por ela. Tudo que ela narra tem uma explicação do por quê de ser assim, o que faz com que a história seja muito bem amarrada.

Cidade dos Ossos me tirou o fôlego em diversos momentos. Cassie não deixa a peteca cair em nenhum momento e a cada capítulo é um novo mistério, um novo suspense, uma nova revelação e, acreditem, nada é previsível, então os queixos caídos são constantes durante a leitura. Um livro sensacional e provavelmente um dos melhores que li esse ano, confio muito no potencial da autora e não escondo minha ansiedade pelos próximos volumes da série. Li algumas coisas e sei que muito ainda vai acontecer, aguenta coração! Livro mais do que recomendado!

2 comentários:

Lucas Carvalho disse...

Sem palavras para descrever o quanto adorei esse livro. Uma leitura fácil, rápida e viciante. Cassandra reuniu uma boa dose de aventura e ficção neste primeiro volume que me deixou de cabelo em pé. Preciso dos próximos livros!!

Tata nanda disse...

eu simplesmente amo essa serie! já li todos os cinco primeiros agora só falta o ultimo que só vai ser lançado no brasil em 2015 :( estou ansiosa..adoro todos os livros da autora.

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team