08/07/2013

[Resenha] Os Impostores - Chris Pavone





http://4.bp.blogspot.com/-iagdGYfG6ec/T4xySb0cuGI/AAAAAAAAAMw/03YVkHWWSuI/s150/GetAttachment.aspx.jpgOs Impostores
Chris Pavone
Editora Arqueiro
336 páginas

Enquanto Kate prepara o jantar, Dexter, seu marido, chega e lhe conta sobre uma proposta de emprego irrecusável em Luxemburgo. Isso significa que em breve eles terão que mudar e por mais que Kate não queira isso, ela deve deixar seu passado para trás e mudar de vida.

A nova vida de Kate se torna uma tremenda rotina de tédio. O marido nem sempre está em casa e ela acaba tendo que lidar com muitas coisas sozinhas, além de cuidar de seus dois filhos. Mas um dia ela acaba conhecendo Bill e Julia, um casal que logo se tornam amigos de Kate e Dexter. 

Conforme a amizade vai se desenvolvendo, Kate começa a desconfiar dos dois e percebe que eles são muito superficiais. Logo, ela começa a investigar sobre a vida do casal e o novo emprego do marido, e as revelações podem ser surpreendentes. 

Chris Pavone criou uma história muito intrigante que envolve muitas mentiras que quando descobertas acabam se amarrando e formando uma explicação incrível. A narrativa é feita em terceira pessoa e alterna entre passado e presente. A escrita do autor é um tanto quanto lenta e cansativa e eu demorei um pouco para terminar o livro. Muita coisa intrigante acontece, mas vejam só, o autor não sabe apresentá-las de maneira surpreendente e acaba deixando o leitor um pouco com sono.

Kate é uma mulher de muitos segredos e aos poucos vamos descobrindo um pouco mais sobre cada um. Ela é um pouco sem paciência e muito astuta e esperta quando se trata de resolver enigmas. É realmente uma personagem ótima. Dexter, seu marido, é um pouco calado e enigmático, mas de um jeito que não tem como desconfiar dele. Julia é uma boa amiga, carinhosa, atenciosa, mas que as vezes tem algumas atitudes que entregam um pouco. Bill é um tanto autoritário e machão e todas as suspeitas parecem cair sobre ele, principalmente por ter um jeito tão enigmático.

Uma grande salva de palmas para o autor! Ele não deixa nada ser previsível e a narrativa vai te jogando de um lado para o outro e te faz entender aos poucos. Quando estamos achando que tudo está sendo resolvido, eis que vem outra situação que explica a situação anterior, mas que na verdade não é o que pensamos e logo tem outra situação que explica tudo. É bem complexo, porém divertido. E mais do que isso: inteligente. Não vá nessa de achar que está descobrindo por si só os mistérios desse livro, porque o final é SURPREENDENTE!

Quer dizer, a explicação do livro é surpreendente, porque o final mesmo, a última página é decepcionante. O autor pecou em não colocar um pouco de ação e não lidar tudo de uma maneira "cruel". Ele acabou deixando tudo como está com um belo "viveram felizes para sempre". Quer dizer, para um livro policial aquele final foi sim diferente. Mas nós amamos livros policiais que terminam com um bom baque.

No final, é possível perceber que o livro tem muito mais atributos bons do que ruins e acaba sendo uma leitura divertida. Para você que adora uma boa rede de mentiras e muitas surpresas, além de ser apaixonado pela Europa e Luxemburgo, Os Impostores é uma ótima pedida e é altamente recomendável.

2 comentários:

Lucas Carvalho disse...

Achei a história bastante interessante, e não é de muito tempo que venho gostando de romances policiais. Sou suspeito por falar desse gênero literário justamente por isso. Sua resenha foi bastante clara, técnica e SINCERA. Foi justo ao falar a maneira como o autor coloca a trama e nos apresenta a narrativa. Fiquei bastante curioso para ler, porém estou com o pé atrás, gosto bastante de livros com ação e que a cada capítulo você se surpreende com um novo acontecimento. Não sei se me acostumaria com o fato de o livro "dar sono" e ser um pouco "parado". De qualquer forma, romance policial sempre será recheado de bons mistérios e suspense e eu adoro isso.

Clara Beatriz disse...

Ah, livros com narrativa lenta não são pra mim, ou eu não termino nunca! Mas quem sabe um dia?

@mmundodetinta
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team