13/05/2013

[Resenha] A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin





As Crônicas de Gelo e Fogo #1 - A Guerra dos Tronos
George R. R. Martin
Editora LeYa
592 páginas

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias.
 
Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister. E sua intenção é proteger o rei.

Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. 

Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda a sua família.

Com um mundo medieval e personagens marcantes, George R. R. Martin conta uma história cativante e repleta de ensinamentos interessantes. Como por exemplo a importância de um nome e de pertencer a uma casa (seja ela Stark, Lannister ou Baratheon). O autor coloca, à medida que a leitura avança, detalhes que farão o leitor se apegar ao livro e não abandoná-lo até chegar a última página.

O destaque de Martin é tão grande que alguns o comparam até com Tolkien, é claro que, esta comparação não está de toda certa, pois ambos têm maneiras de escrita próprias e são únicos. Afinal, os dois tiveram a capacidade incrível de criar dois mundos totalmente inéditos. A trama de George se passa em Westeros, quinze anos depois de uma guerra conhecida como A Guerra do Usurpador. As estações em Westeros chegam a durar meses, ou até mesmo anos, e tudo isto é muito bem descrito na mitologia criada pelo autor.

A narrativa é dividida em capítulos com o título de cada personagem, fazendo assim com que tenhamos conhecimento profundo sobre o que se passa na mente deles e também nos deixa ávidos para o próximo capítulo, já que o autor cria várias histórias enterligadas em uma só. O destaque vai para Eddard Stark, mas ao decorrer dos capítulos vamos conhecendo cada membro de sua família e outros pergonagens. Todos são uma pequena parte da longa lista de personagens que integram oito casas que têm seus próprios costumes, leis, histórias e lemas. 

Mesmo que a fonte utilizada no livro seja muito pequena e a quantidade de páginas seja grande (este é o menor dos que já foram lançados, então imagine o que vêm por ai!), a leitura flui muito bem. A maneira que Martin escreve é fácil e rápida de se entender, mesmo nos momentos que ele está narrando algo tão complexo! E é através dessa narrativa que vamos nos apegando cada vez mais a esse mundo e esses personagens por ele criado. Uma trama tão simples que cresce a cada capítulo e se torna algo tão grande e magnífico, digno de uma curiosidade incontrolável de saber o que acontecerá no volume seguinte. Martin quebra tabus e cria uma maneira diferente de contar sua história e consegue surpreender muitos leitores!

A série tem chamado tanta atenção hoje em dia, que além de jogos, revistas, guias e outros produtos, têm uma bem-sucedida série de TV sendo exibida pelo canal HBO. Estou re-assistindo a primeira temporada, já que terminei o primeiro livro, e posso dizer que a fidelidade desta é totalmente perfeita e assustadora. Até as falas são iguais! Atualmente o canal exibe a terceira temporada da série.

Um livro totalmente diferente daquilo que você já leu e que tem todos os requisitos para agradar. George R. R. Martin não deve ser comparado com Tolkien, ao invés disto deve ser motivo de comparação entre outros autores, pois Martin é único e promete ser lembrado de geração em geração através de suas magníficas histórias. Este primeiro livro é apenas o início do que podemos esperar de uma série de livros totalmente sensacional!

Nenhum comentário:

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team