15/10/2012

Você Está Sendo Vigiado - Gregg Hurwitz

Você Está Sendo Vigiado
Gregg Hurwitz
Editora Arqueiro 
272 páginas

Patrick Davis tinha um sonho: ver seu nome nos créditos de um filme. Mas não imaginava o preço que teria de pagar por isso. Logo depois de vender seu primeiro roteiro a um estúdio, sua vida entra em colapso. Ele não consegue se firmar como roteirista de Hollywood e, para piorar, seu casamento mergulha numa crise.

Misteriosamente, Patrick passa a receber DVDs com gravações dele e da esposa dentro de casa. Após descobrir câmeras escondidas, o casal procura a polícia. Dias depois começam as ligações e os e-mails anônimos propondo um acordo para que tudo volte ao normal. Desesperado, ele não hesita em aceitar a oferta.

Mas sua decisão se revela um erro. Logo ele se vê envolvido numa rede de intrigas que pode custar sua vida e a das pessoas que ama. Cada vez mais acuado, Patrick percebe que só há uma saída: superar seus inimigos ocultos no próprio jogo deles.

Você Está Sendo Vigiado é mais um daqueles livros de suspense que eu amo. Diferente de outros do gênero, o personagem principal e envolvido nos problemas não é um policial, mas sim uma pessoa normal, e isso nos faz refletir: E se acontecesse comigo?

O que Patrick Davis passa é realmente um inferno. Ninguém é confiável e todos acabam sendo suspeitos, afinal, receber DVD's com imagens de você mesmo deve deixar qualquer um com a pulga atrás da orelha. Mas o que dá chão para Davis é sua esposa, Ariana, que se tornou minha favorita.

Gostei dos personagens principais e cada vez que lia percebia que eles tinham as características de Nick e Juliette de Grimm. Não só nas atitudes, mas também na aparência. Quem já assisitiu a série e já leu o livro talvez entenda melhor o que quero dizer. Vejam como seria Patrick e Ariana: 


O livro já começa com tudo, não há nenhuma apresentação ou prólogo, já no primeiro capítulo Patrick encontra o DVD com imagens dele mesmo e é ai que a trama começa a se desenrolar. O leitor fica concentrado e totalmente ávido para descobrir quem e por quê está fazendo isto com o roteirista. 

Digamos que a primeira parte foi a melhor, pois os mistérios foram apresentados e a leitura fluiu muito bem. Temos a esperança de uma corrida contra o tempo e uma investigação que faria de Patrick realmente um personagem independente e simples, nada parecido com policiais que são normalmente os protagonistas deste gênero.

Mas em um piscar de olhos o autor mudou tudo e fez a história ficar mais complexa e complicada, pois tudo se torna grandioso e não é mais aquela coisa pessoal que vemos na primeira parte. Sem falar que não nos surpreendemos com os criminosos, pois eles nunca nem sequer apareceram como suspeitos durante a leitura, o que pode tornar a descoberta um pouco frustrante, já que não consegue fazer o leitor ficar boquiaberto e dizer: "Não acredito que foi ele o tempo todo!".

Mas entre pontos positivos e negativos, Você Está Sendo Vigiado é sim um livro ótimo e diferente de tudo que ronda o gênero. Gregg criou personagens incríveis que lidam com situações totalmente de tirar o fôlego. Ele só erra quando muda um pouco o curso de tudo, mas pelo menos consegue dar um final gratificamente para seus personagens. Leitura totalmente recomendada.

Nenhum comentário:

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team