02/08/2012

Deslembrança - Cat Patrick

Deslembrança
Cat Patrick
Editora Intrínseca
250 páginas

Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

Eu realmente estava sentindo que estava perdendo meus hábitos de leitura, mas Deslembrança foi realmente uma cura. O livro é tão incrível que eu com certeza o consideraria como um dos melhores deste ano.

Deslembrança tem um estilo "High School", ou seja, a narrativa é sobre as situações de uma garota que está no ensino médio e precisa lidar com problemas na escola, com sua amiga, com o primeiro amor e, é claro, com sua mãe. Isso parece um pouco clichê se não comentarmos que a protagonista, London, não lembra nada do passado, mas sim do futuro, e precisa sempre anotar suas lembranças em bilhetes para que não fique perdida no dia seguinte.  As coisas ficam melhores e cheia de mistérios, quando ela começa a ter visões de um enterro e começa a se perguntar quem estaria prestes a morrer, e no decorrer da história vamos descobrindo cada vez mais coisas surpreendentes que te fazem ficar totalmente grudado no livro.

E é exatamente esta questão do mistério que faz este livro ser incrível. Ele poderia ser apenas mais um YA (Young Adult), mas a maneira como a autora nos enxe de perguntas e ao mesmo tempo responde, é o que nos faz apreciar esta história incrível que ela escreveu. Sem contar que a diagramação feita pela editora e os capítulos curtos nos fazem não querer largar o livro antes do final.

No começo eu não gostei muito de London, ela me pareceu igual a todas as protagonistas de YA: inseguras e revoltadas. Mas com o tempo ela se mostrou uma garota legal e normal. O mesmo com os outros protagonistas e o romance: não são chatos ou com características fortes, apenas normais. 

Deslembrança era tudo o que eu precisava de ler no momento. É jovem, leve, misterioso e impossível de largar antes do final. É o tipo de livro que eu adoro. Tem um final muito bem construído, mas não deixa de dar aquele gostinho de quero mais. Afinal, Cat Patrick criou personagens incríveis em uma história de tirar o fôlego.

E uma dica: Leiam os agradecimentos da autora, você com certeza se apaixonará ainda mais por ela.

7 comentários:

Clara Beatriz disse...

Oi, Oliveira/Frugieri.
Esse é um livro que eu queria que só ler, mas sendo que não tenho. =/ A sua resenha foi muito positiva, ainda bem, porque eu tinha visto umas resenhas - ou foi só uma? - que acharam que faltava algo no livro, alguma coisa assim.
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

Lanny disse...

Oieee adorei o seu blog! Já estou seguindo...Você escreve muito bem, parabéns...sucesso! Estarei acompanhando agora...Estou com o meu a pouco tempo, então se quiser e puder fazer uma visitinha, também vou ficar muito feliz!

Beijoos

Lanny
http://www.leituraeoutrostantos.blogspot.com

Julia Nevares disse...

Sua resenha foi uma das primeiras muito positivas que li de Deslembrança. Fiquei muito curiosa para ler, estou precisando de um livro desses que você lê sem parar sabe? ^^ Já haviam me falado sobre esse lado de ser BEM YA (foi a própria Marcelle) e isso me desanimou um pouco, acho que estou cansada do tema. Mas você me animou de novo =)

beijos

Ceile disse...

Oi!
Eu comprei o livro tem um tempinho pq me apaixonei pela capa. Ela é linda, não é?

Li as primeiras páginas, como faço com todos os livros, mas parei para ler outros que estavam na fila há mais tempo. Pelo que li, ele é bem rápido de ler e, como vc disse, bem leve. Também adorei a diagramação e aqueles capítulos curtos. Dá uma boa dinamizada na leitura.

Um beijo!

Lucas Carvalho disse...

Eu estava com um preconceito muito grande com esse livro, lembra?
Mas quando comecei a ler, adoreeeeei. Achei a história bem construída, e me envolvi com os mistérios que a Cat colocou no livro. O final é excelente e não me decepcionou. Uma leitura rápida, e com certeza muito chiclete.

Maite Campos Fernandes disse...

Deslembrança... Me simpatizei com o nome! Parece bem interessante, não pra London coitada... Mas só uma pergunta...Eu não revoltada nem insegura? Né Rieri.. amigo querido... kkk

Lica disse...

Sua resenha me conquistou, pq Deslembrança é um livro que muita gente estipulou como fraco... vou dar uma chance para ele.

Bjokas
http://bookeando.com/site/

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team