28/05/2012

O Circo da Noite - Erin Morgenstern


O Circo da Noite
Erin Morgenstern
Editora Intrínseca
368 páginas

O circo chega sem avisos. Quando menos se espera ele está lá com suas tendas em preto e branco. Abre ao cair da noite e fecha ao amanhecer. Por trás de suas misteriosas tendas esconde sonhos, desejos e magia. 

Portanto, o que ninguém observa, é que está em andamento um duelo entre dois jovens mágicos: Marco e Celia, que foram treinados para lutar em uma competição onde o mais poderoso vence. 

À medida que o circo viaja a magia se desenvolve e junto dela a paixão entre Celia e Marco. Um amor proibido que pode gerar dificuldades na competição. Eles se unem por sua inocência e não se importam com o jogo, apenas querem estar juntos. 

O que todos começam a perceber é que não só o casal está envolvido no jogo, mas sim o circo todo. Desde o seu elenco até a plateia, todos estão de alguma forma ligados. 

Vendo algumas resenhas por aí você com certeza irá pensar que O Circo da Noite é um romance ou então uma incrível aventura pelo circo, ok, existe uma pitada de romance e uma experiência incrível pelas tendas  em preto e branco, mas é muito mais que isso e só lendo para entender.

Erin Morgenstern nos apresenta uma história repleta de elementos sobrenaturais e com situações que deixará qualquer um boquiaberto, mas sua escrita é complexa, de forma que os acontecimentos não são entregues de bandeja para o leitor, apenas com o decorrer da leitura e com a mente aberta é possível entender o que a autora quer transmitir.

Mais do que apaixonados, Celia e Marco estão cansados de serem parte de um jogo e querem se unir. É claro, que essa união é um problema para o pai de Celia e o tutor de Marco que lhes prepararam para o grande desafio de mágicos, mas talvez o amor deles tenha surgido para que se livrassem de tudo e fizessem aquilo que eles quisessem, sem haver manipulação de outros.

Mais do que Celia e Marco, o livro apresenta personagens enigmáticos e capazes de causar reações à quem lê. Bailey foi um personagem que gostei bastante e que tem um papel muito importante no decorrer da história, é interessante ver como seus capítulos se conectam com os de outros. Poppet e Widget são irmãos inteligentes e criativos, Alexander é irritante e um pouco assustador e não posso deixar de citar Friedrick Thiessen que é quem faz o leitor apreciar de verdade o circo.

A sinopse que se encontra no livro não é totalmente confiável, o livro é mais do que romance ou um desafio entre mágicos. Erin Morgenstern escreve uma história repleta de suspense, mistério e fantasia, tudo envolto no incrível universo do circo. Creio que é impossível não se sentir debaixo das tendas de Le Cirque de Revês durante a leitura. 

Não se deixe enganar pelo que dizem por aí, O Circo da Noite vale a pena ser lido. Talvez eu não consiga traduzir tudo de incrível que esse livro tem nesta resenha, mas eu recomedo fortemente para todos lerem. Mágico. Encantador. Fascinante. Hipnótico.

3 comentários:

Lucas Carvalho disse...

Eu me decepcionei um pouco com o livro. Não estou falando que ele é ruim, o livro é ótimo, você consegue passear pelas tendas do circo e entender os sentimentos de cada personagem.

Na verdade, esse é o diferencial, cada personagem com uma história de passagem pelo circo, e todos intrinsecamente ligados. Mas acho que eu esperava alguma coisa totalmente diferente e acabei me desiludindo.

veja a minha resenha: http://blograbisco.blogspot.com.br/2012/04/o-circo-da-noite-erin-morgenstern.html

Luiza disse...

Que legal não imaginava que o livro fosse tão bom.
Seguindo o blog!
Convido a para seguir
eternamente-princesa.blogspot.com

Bjs

Juh disse...

Gostei bastante da sua resenha. Eu li esse livro e sinceramente não tenho certeza se gostei ou não, quer dizer, a história é boa, e eu adorei os dois protagonistas, mas achei o livro um pouco cansativo, parece que a autora enrola muito.

Beijos, Juh
Livroseconversas

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team