31/03/2012

Um Dia - David Nicholls


Um Dia
David Nicholls
Editora Intrínseca
416 páginas

   Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.

   Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.

   Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

    Um dia é aquele tipo de livro que você dá uma olhada na internet, mas nem dá bola. Depois de alguns dias ele vai parar na sua lista de livros desejados. Acreditem, isso aconteceu comigo. Nunca fui muito apaixonado por romance, mas Um Dia não é lá um romance (apesar da capa denunciar), eu achei bem mais um drama onde assuntos como o amor, a vida, a família e a amizade são apresentados.
 
    O livro é ótimo por ser real. Não é porque é um livro que no final tudo dará certo e toda a história é um mar de rosas. O livro mostra as realidades da vida dos personagens, coisas que poderiam acontecer comigo e com você e por isso torna a história bem mais tocante e surpreendente.

    Os personagens são daqueles que mexem com a gente. Dexter tem atitudes idiotas e as vezes você quer gritar com ele ou talvez odeia ele, mas por fim acaba sendo um cara legal. Emma é encantadora, delicada , divertida e sonhadora. Uma personagem forte.

    Desde o começo da narrativa nós já começamos a ficar meio tensos. Digo, Emma e Dexter nasceram para ficarem juntos e isso está tão na cara e só eles não conseguem enxergar, até mesmo quando Dexter diz: "Você é linda", "Você é tão encantadora. Se você estiver solteira até os 40 anos, vou me casar com você". Mas como dito no começo da resenha, isso faz o livro bem mais real, afinal nem tudo que queremos dá certo. 

     A leitura é boa, e vários sentimentos e pensamentos nos passam quando estamos lendo. É realmente ótimo.  Um Dia tem todo o mérito que merece, até mesmo com a adaptação cinematográfica. É um livro divertido e ao mesmo tempo emocionante. Te deixará com lágrimas de tanto rir ou com lágrimas de tanto chorar. Recomendado.

7 comentários:

Julia Nevares disse...

Sabe o que é pior? A primeira vez que eu vi a sinopse de Um Dia e tal, perto do lançamento e afins eu não quis ler. Só que, bem depois de todas as resenhas lançadas e tal, eu comecei a me interessar mais para ler e só fui comprar mesmo quando lançou a capa nova ahuehuaiheauiehaui
Enfim, eu amo esse livro e você asbe. Acho que você descreveu bem o que é bom nele. Não é o romance, é uma descrição da vida. Ri, me irritei, chorei. Enfim, gostei da resenha, passou bem o livro. beijos :)

Thaila Oliveira disse...

Eu adorei esse livro, eu tbm não tava muito animada pra ler ele,mas ai eu acabei gostando muito. A Emma é tão perfect e o final é tão cry, djiooisjs. Adorei você ter mencionado o quanto o livro é real, e Emma e Dexter tem tanta química.

Beijos
Thaila

Rafa Oliveira disse...

Ai se eu não comprar esse livro vou surtar, devido algumas coisas que ouvi dizer a respeito do mesmo realmente não romance é mais drama, mas sem dúvida deve ser muito emocionante.
Rafa :)
Blog Melody
http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

Walking in Bookland disse...

Oi Rieri!!!

Eu tenho esse livro, mas ainda não li, nem assisti ao filme.
Mas já me falaram muito bem de ambos e pretendo ler algum dia, com certeza!!! Acredito que vou chorar horrores... Não quero nem ver!!!
Gostei da sua resenha!!!

Beijos, Ká!!!
Walking in Bookland

Carlos Rodrigo disse...

Pronto. Agora não vou sossegar enquanto não ler esse livro!! Gostei bastante da resenha, e pelo que você falou deve ser bom mesmo.
Mas um que vai para lista de "quero ler".

Lucas Carvalho disse...

Adorei esse livro, muito perfeito. David escreve com muito sentimentalismo, e consegue colocar o casal em uma atmosfera de romance incrível, mesmo com tantas idas e voltas na narrativa.

Rafaela Amane disse...

Li essa resenha mais cedo, e fiquei com muita vontade de ler o livro. Saí hoje e comprei. To adorando! Esse livro é uma montanha russa de emoções...

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team